terça-feira, 26 de março de 2013

Posse do Superintendente Regional do Trabalho em Santa Catarina

Dia 25/03/2013 Reinaldo Schroeder, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Joinville, participou da posse do novo superintendente regional do trabalho em Santa Catarina, senhor Luiz Miguel Vaz Viegas.
A participação do sindicalista decorreu de convite feito pelo excelentíssimo senhor Ministro do Trabalho e do Emprego, Dr. Manoel Dias, que se fez presente ao ato de posse.
Schroeder disse esperar que, com a mudança na estrutura administrativa do Ministério do Trabalho, se possa acelerar o andamento dos processos administrativos de interesse dos trabalhadores.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Sindicato dos Plásticos de Joinville Intercede em Favor dos Aposentados

Reinaldo Schroeder, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Joinville, manteve encontro institucional em Florianópolis com o Senador Paulo Paim, um dos poucos políticos brasileiros que realmente têm se empenhado pelos trabalhadores e aposentados.
No encontro, Reinaldo Schroeder entregou ao Senador um pedido para que se desenvolvam meios para assegurar ao trabalhador já aposentado a revisão do seu benefício, considerando-se que as contribuições pagas após a sua aposentadoria não produzem mais nenhum reflexo positivo na sua situação de inativo na previdência.
A reivindicação do presidente do Sindicato dos Plásticos é para que se estabeleçam normas para melhorias nos benefícios daqueles que se aposentaram mas continuam trabalhando e contribuindo para o INSS.
Necessário registrar, por uma questão de justiça, que o Senador Cacildo Maldaner faz coro com o Senador Paim na defesa dos aposentados, tanto que já usou a tribuna do Senado Federal para manifestar sua preocupação com os aposentados.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Caso Cipla

Nesta quarta-feira, dia 13/03, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Joinville, Reinaldo Schroeder (Nalo) entregou ao Juiz Titular da 4a Vara do Trabalho de Joinville, Dr. Nivaldo Stankiewicz, petição informando a transferência dos valores obtidos com a venda de um imóvel da empresa Interfibra da Vara do Trabalho de Rio Claro para Joinville, solicitando ainda a inclusão de tais valores no repasse aos credores trabalhistas que ocorrerá a partir deste mês. A determinação da transferência de tais valores se deu ontem, terça-feira, após reunião do presidente do sindicato com o Juiz do Trabalho de Rio Claro, juntamente com outros representantes de entidades sindicais e a presidente da subseção da OAB de Rio Claro, Dra. Rosa Lúcia Cattuzzo.


A honestidade é necessária e é possível!


Reinaldo Schroeder
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Joinville

sexta-feira, 8 de março de 2013

Nota de repúdio

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Joinville vem registrar sua indignação com a atitude da Procuradoria da União de Joinville, em razão do recurso apresentado contra a decisão proferida pelo Exmo. Juiz Federal Luciano Andraschko, da Vara Federal de Execuções Fiscais de Joinville no processo 098.01.06050-6 (execução fiscal promovida pela União em face de Cipla Indústria de Materiais de Construção S/A e outros), que determinou a transferência de valores depositados naquela ação (mais de R$ 300 mil, oriundos principalmente de uma indenização recebida pela empresa pela desapropriação de parte de um imóvel em Rio Claro – SP), para a execução unificada que tramita na 4ª Vara do Trabalho de Joinville, onde mais de 500 ex-funcionários das empresas Cipla Indústria de Material de Construção S/A e Interfibra Industrial S/A aguardam o pagamento de seus direitos. A alegação da Procuradoria da União de Joinville é que os créditos trabalhistas tem a mesma preferência dos créditos do FGTS, não podendo assim ser repassados à Justiça do Trabalho. Parece que os ilustres procuradores, no intuito de defender a lei, deixaram de observar que grande parte da dívida acumulada de referidas empresas é justamente decorrente do FGTS que não vinha sendo depositado. Agora, essa transferência ficará suspensa até que o Tribunal Regional Federal examine a questão, o que pode levar meses. Importante destacar que os credores trabalhistas vem recebendo através de pagamentos trimestrais, quantias ínfimas, inferiores a meio salário mínimo por mês. Com o repasse daquela quantia, muitas ações poderiam ser quitadas, aumentando assim o valor das parcelas futuras. É lamentável que, novamente, os credores trabalhistas ficarão em segundo plano, graças a mais um dos muitos recursos que a lei permite. Importante divulgar tal fato, pois a Justiça é constantemente questionada e o próprio sindicato é cobrado em razão da lentidão no andamento da execução. Não fosse o recurso apresentado pela Procuradoria, estaríamos um passo adiante na solução desse conflito. A classe trabalhadora continua sofrendo, indignada.

A honestidade é necessária e é possível!

Reinaldo Schroeder
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Joinville

Alerta aos empresários do Setor Plástico de Joinville e Região

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Joinville informa que realizou assembléia geral no dia 23/02, que deliberou sobre a pauta de reivindicações para a negociação de reajuste anual, tendo entregue a mesma no dia 26/02 ao Sindicato das Indústrias de Material Plástico de Santa Catarina. As reivindicações da categoria são a elevação do piso da categoria para R$ 1.100,00 e reajuste salarial composto do INPC + 5%. Outra reivindicação, da qual o sindicato não abrirá mão, é o abono salarial para os empregados das empresas que não tiverem instituído o Programa de Participação nos Resultados. A pretensão do sindicato é que as negociações tenham início na próxima semana, para votação secreta em assembléia geral no próximo dia 23/03. Caso haja recusa do patronal, ou tentativa de atrasar as negociações, o sindicato irá buscar a negociação por empresa, sendo que já vem recebendo resposta favorável de diversos empresários do setor, abertos a negociar inclusive a antecipação da data-base para 1o de março, em caráter definitivo, conforme consta da pauta de reivindicações apresentada.

Reinaldo Schroeder e diretoria

A honestidade é necessária e é possível!

sexta-feira, 1 de março de 2013

Cipla e Interfibra

Na segunda semana de março, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Joinville, viaja para Rio Claro, SP, para protocolar ofício pedindo urgência na remessa dos valores resultantes da venda de terreno pertencente à Interfibra Industrial localizado naquele município e cujo valor encontra-se parado naquela Vara do Trabalho aguardando transferência para Joinville para pagamento aos trabalhadores da Cipla e Interfibra. Tratam-se de aproximadamente 4 milhões de reais e como não cabem mais recursos, este valor deverá ser utilizado para pagar os trabalhadores com ações na justiça do trabalho.

A honestidade é necessária e é possível!

Reinaldo Schroeder
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Joinville